terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Introdução


Nós alunos 1 ano f -noturno da Escola Estadual Da Polícia Militar ''Tiradentes'' viemos através deste blog ajudar na compreensão , sobre o Domínio do Cerrado e Domínio Amazônico ,esperamos que as informações aqui depositadas possam vim a tirar suas duvidas, e ajudar a compreender melhor esses dois biomas.





Alunos: Natalice

Maicon

karoline

Thaís

Domínio do Cerrado


O Domínio do Cerrado abrange mais de um quinto da área do Brasil. O cerrado tem como núcleos os planaltos e chapadões do Brasil Central, submetidos ao clima tropical. Contudo, manchas isoladas de cerrados ocorrem no Domínio Amazônico e no Domínio dos Mares de Morros, no estado de São Paulo.
Do ponto de vista fisionômico, o cerrado é uma savana tropical, ou seja, uma formação na qual o estrato de árvores e arbustos coexiste com o da vegetação rasteira formada essencialmente por gramíneas. Do ponto de vista da flora, é uma formação especificamente brasileira, bastante distintas das savanas africanas. No mosaico do cerrado, entrelaçam-se trechos de campos limpos ( predominância de gramíneas ), campos sujos ( gramíneas e arbustos ), campos cerrados (predominância de arbustos, com espécies de 3 a 5 metros ) e cerradões (bosques com copas que se tocam e criam sombra, nos quais o estrato herbáceo-arbustivo é rarefeito). Ao longo das márgens dos rios, onde a umidade do solo é maior, ocorrem as matas galerias.
O cerrado distingue-se radicalmente das florestas tropicais úmidas na relação com o fogo. As florestas pluviais, quando sujeitas ao fogo, não se regeneram. Mas os incêndios são elemento natural dos ecossistemas do cerrado e existem espécies que só sobrevivem devido a eles. Durante o incêndio, a camada superficial dos solos funciona como isolante térmico, protegendo o sistema subterrâneo das plantas. Assim, muitas espécies conseguem rebrotar poucos dias após a passagem do fogo.
As cinzas resultantes, cerca de 400 quilos por hectare em um campo cerrado, funcionam como preciosa fonte de nutrientes minerais, absorvidos principalmente pelas plantas do estrato herbáceo-subarbustivo. Assim, nas áreas recobertas´por campos limpos, campos sujos e campos cerrados, o fogo participa da reciclagem de nutrientes. Já os cerradões são menos adaptados às queimadas.As matas ciliares, que servem de abrigo e fonte de água e alimentos para diversas espécies da fauna, resistem menos ainda às queimadas.
Estima-se que o cerrado abrigue cerca de um terço da biota brasileira e algo como 5% da flora e fauna mundiais. Sua flora, por exemplo, é a mais diversas entre todas as savanas tropicais. Ela abrange 774 espécies de árvores e arbustos, das quais 429 são edêmicas. A fauna também é bastante diversificada, mas com baixo grau de endemismo, pois a maioria das espécies é de ampla distribuição geográfica.